À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/10/2009

Pensões: 79% recebem menos de 407 euros

A maioria dos pensionistas por invalidez e velhice recebe entre 237 e 407 euros por mês. Contas excluem outros rendimentos

O retrato é traçado pelos dados oficiais. Mais de 1,3 milhões de pensionistas por invalidez ou velhice, o equivalente a 79% do total, recebiam no ano passado uma pensão inferior a 407 euros por mês.

Os dados constam do relatório da Conta da Segurança Social, que também revela que a pensão de 188 mil pessoas não supera os 237 euros (ver gráfico).

Já o número de pensionistas inseridos no escalão mais elevado, superior a 5479 euros por mês, "apresenta uma expressão muito reduzida", equivalente a 0,03% do total. Em causa estão 491 pessoas.

Valores que dão uma ideia concreta do valor das pensões em Portugal, mas que podem não espelhar o conjunto de rendimentos e prestações dos indivíduos.

De fora fica, nomeadamente, o montante atribuído no âmbito do complemento solidário para idosos. O último balanço do Ministério do Trabalho, apresentado no Verão, revela que a prestação abrange 218 mil beneficiários.

No primeiro semestre, o gasto com este complemento quase triplicou, em relação ao período homólogo. O Governo tem defendido que esta prestação é mais eficaz no combate à pobreza do que o aumento indiferenciado das pensões mínimas.

D.N. - 16.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails