À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/10/2009

Saint-Gobain: Trabalhadores recebidos no Min. Economia

Uma delegação dos trabalhadores da Saint-Gobain Glass Portugal foi hoje recebida no ministério da Economia, depois de se concentrarem pela manhã no Largo Camões e terem seguido para o ministério, onde 20 trabalhadores participaram numa vigília pelo emprego.

"Acabámos de ser recebidos no ministério da Economia e exigimos que o Governo dê uma resposta à preocupação dos trabalhadores a fim de evitar os despedimentos", disse à agência Lusa o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Vidreiros, Rui Braga.

Segundo o dirigente sindical, "a situação quanto ao emprego dos trabalhadores da Saint-Gobain Glass Portugal alterou-se de forma dramática".

Na terça-feira, a Saint-Gobain Glass Portugal informou que vai prolongar a paragem do forno da fábrica de Santa Iria de Azóia e que irá avançar com um plano de reestruturação que "prevê a racionalização de 50 postos de trabalho", embora tendo dito que vai manter as actividades comerciais e logísticas da empresa.

Cerca de meia centena de trabalhadores reuniram-se, então, em plenário junto à entrada da empresa, em Santa Iria de Azóia, Loures, depois de terem sido confrontados com o anúncio da redução de cerca de dois terços dos postos de trabalho.

"Já tínhamos alertado o Ministério da Economia para dar conta da situação que se vivia na empresa, mas nunca fomos recebidos pela tutela", acrescentou.

Rui Braga referiu ainda os trabalhadores vão "exigir esclarecimentos" sobre o futuro dos seus empregos e saber a posição que o Governo vai assumir em relação à multinacional francesa.

Há seis meses que os trabalhadores estão em "lay-off", suspensão temporária dos contratos de trabalho, período que deveria terminar no final de Outubro.

O dirigente sindical disse ainda que, depois da reunião no ministério da Economia, os trabalhadores deslocar-se-ão para a sede da CGTP, onde ao princípio da tarde vão reunir-se em plenário para decidir as formas de luta que irão tomar.

Os trabalhadores da Saint-Gobain Glass temem não voltar à laboração após o período de seis meses de suspensão temporária dos contratos de trabalho (´lay-off´), que deveria terminar no final de Outubro.

Os receios dos trabalhadores prendem-se com o facto de o forno que assegura a produção de chapa de vidro continuar sem ser reparado, o que inviabilizaria a retoma da produção e, consequentemente, o fim do ´lay-off´, a 31 de Outubro.

D.N. - 14.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails