À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/10/2009

Poceram: Operários "invadem" assembleia de credores

Os cerca de 170 operários da Poceram decidiram hoje "invadir" a assembleia de credores marcada para 17 de Novembro, para vincarem junto dos maiores credores que estão dispostos a lutar pelos postos de trabalho.

"Todos os trabalhadores são também credores, podem e devem ir à assembleia, porque o que está em causa são os postos de trabalho e a manutenção ou não da fábrica", disse hoje à Lusa o coordenador do Sindicato das Indústrias de Cerâmica do Centro, Jorge Vicente, após um plenário de trabalhadores.

Jorge Vicente disse que, apesar de ter sido constituída uma comissão de trabalhadores, os operários decidiram concentrar-se na totalidade junto ao tribunal, em Coimbra, meia hora ante do início da assembleia de credores.

"Os trabalhadores estão apreensivos quanto ao futuro mas se forem chamados a trabalhar, desde que garantidos os seus direitos, estão disponíveis", referiu.

O sindicalista sustenta que se o projecto de recuperação da empresa, aceite pelos maiores dos credores (Estado e banca), não vingou "não foi por culpa dos trabalhadores".

"Tudo fizeram para recuperar a empresa, estiveram meses sem receber salários e sem aumentos salariais nos últimos quatro anos", disse.

A fábrica parou a laboração há seis meses, altura em que tinha em atraso o pagamento de três salários e o subsídio de Natal.

"O que se pretende é que reabra de forma sustentada, nem que seja com menos trabalhadores, sublinhou Jorge Vicente.

D.N. - 14.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails