À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

09/07/2008

Panóptico, laboratorio de poder

08/07/2008

Naissance de la santé publique - Didier Fassin

GEN_053_0139.pdf

Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos

Fernando Luís Machado, Ana Raquel Matias, Sofia Leal

Neste artigo analisamos dados de um projecto de investigação no âmbito do qual se realizou, em 2004, um extenso inquérito por questionário a 1000 jovens descendentes de imigrantes dos PALOP. Conclui-se que os seus resultados escolares são muito parecidos com os dos jovens em geral e que os factores de desigualdade social diferenciam notoriamente esses resultados. Contrariamente ao reducionismo multiculturalista, defende-se que as questões colocadas pelos novos públicos escolares envolvem combinações complexas de «velhas» e «novas» formas de desigualdade social e diferença cultural. n176a13.pdf

Anál. Social, oct. 2005, no.176, p.695-714. ISSN 0003-2573.

07/07/2008

Congresso Internacional Karl Marx





14 e 15 de Novembro de 2008
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa


À semelhança do que vem sucedendo em outros países, este congresso internacional visa alargar o espaço de debate intelectual em torno dos marxismos.
Convidamos por isso a que se apresentem a este congresso quer comunicações que analisem os marxismos enquanto instrumentos de interpretação e transformação do tempo presente, quer comunicações que, de alguma forma, reivindicando-se de tradições marxistas, se debrucem sobre problemáticas discutidas no âmbito das ciências sociais e humanas. As comunicações poderão ter um registo mais teórico ou um registo mais empírico.
Os trabalhos do congresso decorrerão durante dois dias. Funcionarão dois tipos de sessões. Por um lado, sessões plenárias com conferencistas convidados. Por outro sessões paralelas onde serão debatidas as comunicações. Estas sessões paralelas organizam-se em torno de nove grandes linhas de trabalho, cujos tópicos se enunciam a título meramente de sugestão.

Linhas de Trabalho_pdf Linhas de Trabalho_pdf
Related Posts with Thumbnails