À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

03/09/2008

Trabajo, “exclusión social”, “globalización” e imperialismo: repensando conceptos

Felipe Luiz Gomes e Silva - Professor Assistente-Doutor da Faculdad de Ciências e Letras (UNESP)- São Paulo – Brasil. Publicado nos Anais do VII - Congreso Argentino Chileno de Estudios Historicos y Integracion Cultural - Salta, 25 al 27 de abril de 2007, Rep. Argentina.

El objetivo de este texto es provocar reflexiones sobre nuevos desafíos y antiguos dilemas presentes en el mundo del trabajo, y criticar, en especial, lo que hoy se denomina “exclusión social”. Para esto, serán utilizados datos secundarios, investigaciones sobre el tema y materiales publicados en periódicos. En la década de 1970, intelectuales brasileros entendían que la “exclusión social” constituía, en realidad, un gran ejército de reserva funcional al proceso de acumulación del capital mundial. Francisco de Oliveira (1975) y Lúcio Kowarick (1975), por ejemplo, comprendían la “marginalidad” como una forma peculiar de inserción de la población desempleada en la división social del trabajo. Pero para Mike Davis (2006), el 57% de los trabajadores de América Latina, el 40% de Asia y el 90% de África que están excluidos, en la informalidad, componen un vasto “proletariado informal”, lo que no puede ser llamado de lumpesinato ni mucho menos de ejército de reserva, pues ya no son reservas de nada y no hay un sistema económico capaz de absorber esa magnitud de desempleados. Para Robert Castel (1998), esos seres humanos son “inútiles para el mundo”. Sin embargo, para los trabajadores y trabajadoras que salieron a las calles de Caracas en defensa de la Revolución Bolivariana, “globalización” y “exclusión” significan, en verdad, exigencias del imperialismo estadounidense e imposiciones de la burguesía local. Esos seres humanos, como afirma Castel (1998), ¿son, de hecho, “inútiles para el mundo” y excluidos del proceso histórico?

O social-liberalismo e a globalização da “questão social”

Rodrigo Castelo Branco - Docente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Doutorando da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador do Laboratório de Estudos Marxistas José Ricardo Tauile (LEMA) do Instituto de Economia da UFRJ

A reboque da ideologia neoliberal, construiu-se um discurso pelo qual defende-se um consenso conservador no debate sobre as desigualdades sociais: primeiro não existiria mais a divisão entre esquerda e direita, e as disputas políticas estariam esvaziadas dos grandes projectos nacionais e populares de transformação social, restritas somente a questões pragmáticas; segundo, todos reconheceriam que as desigualdades devem ser combatidas, mas todos também admitiriam a impossibilidade de superá-las, dadas as diferenças entre os indivíduos: no limite, promove-se a equidade e medidas emergenciais, pontuais, filantrópicas e voluntárias de combate à pobreza. Instala-se, assim, uma razão cínica acerca da “questão social”. Esta razão cínica apresenta-se na dualidade entre uma retórica defensora de uma face humana para a globalização e a promoção do bem-estar universal, e estratégias políticas dissimuladas que atentam contra os interesses daqueles que sofrem os efeitos da exploração capitalista. Este é o quadro ideológico do tema da presente comunicação. Já as perguntas-chave que visam problematizá-la são: (i) por que os teóricos da ideologia neoliberal começam uma (tímida) revisão dos seus planos de ajuste macroeconómico e de desenvolvimento, incluindo uma espécie de “agenda social”? (ii) por que medidas de erradicação da pobreza e promoção da equidade são defendidas por aqueles que alegam a primazia do mercado na resolução dos problemas sociais? (iii) Ou, por que a temática sobre pobreza e desigualdade, antes restrita às utopias reformistas e revolucionárias, está presente, na era neoliberal, no horizonte intelectual da direita?

Un análisis teórico de las relaciones conceptuales entre los nuevos actores sociales y los movimientos sociales

Lic. Yaiset Georgina Arias Santos
Lic. Daily Cordero Morales

Durante los años setenta y en los ochenta se produjo un crecimiento de los estudios sobre los movimientos sociales en América Latina. Al análisis de aquellos movimientos con vinculación más directa a las clases sociales y con una larga tradición, como el obrero y el campesino, se sumaron posteriormente otros, donde la heterogeneidad social era mayor. Los propios cambios del capitalismo de fin de siglo y sus consecuencias para el movimiento social estaban conduciendo a un entrecruzamiento de los diferentes actores sociales, viejos y nuevos; al planteamiento de la necesidad de una recomposición de todo el tejido social, en la interrelación de lo «clasista» y lo «no clasista».

Entrevista exclusiva: Erik Olin Wright e Michael Burawoy

Entrevista realizada por:
Ruy Braga, professor do Departamento de Sociologia da USP
Alvaro Bianchi, professor do Departamento de Ciência Política da Unicamp

Revista CULT

02/09/2008

Le monde plonge au coeur de la phase d'impact de la crise systémique globale

A l'occasion de ce numéro 26 - Spécial Eté 2008 - du Global Europe Anticipation Bulletin, l'équipe de LEAP/E2020 a décidé de lancer une alerte sur la période Juillet-Décembre 2008. En effet, notre équipe est désormais convaincue que cette période sera caractérisée par un plongeon de l'ensemble de la planète au coeur de la phase d'impact de la crise systémique globale. Les six mois qui viennent vont donc constituer le vrai noyau de la crise en cours. Les turbulences des douze derniers mois n'en ont été qu'une faible prémisse.

01/09/2008

A racionalidade política nas práticas constitutivas das ciências da vida

Carla Francielle Kurz - Mestranda do programa de pós-graduação em História Política pela Universidade Estadual de Maringá – UEM

Em que momento o corpo torna-se uma preocupação política? Qual é o interesse político em normalizar a vida? Com a intenção de dar uma nova direcção conceptual a questão das ciências da vida, tenho como objectivo extrair uma discussão que está presente nitidamente no campo discursivo e político actual: a actuação da ciência sobre a vida. Para ponderar sobre essas questões, os conceitos de Biopolítica e Biopoder do filósofo francês Michel Foucault auxilia na problematização do tema. Para o teórico, a Biopolítica define as relações dadas entre a política e a vida, e define o cálculo de actuação que a política faz sobre a vida.

L’expérience de mobilité des étudiants ERASMUS : les usages inégalitaires d’un programme d’ « échange ». Une comparaison Angleterre/ France/ Italie

Magali Ballatori - Laboratoire d'économie et de sociologie du travail

Les migrations étudiantes en Europe ne sont pas nouvelles. Toutefois, le Programme Erasmus a institué un type de mobilité qui n’est pas sans conséquences pour des systèmes d’enseignement supérieur européens et des pays qui recourent à des pratiques sélectives, productives et intégratives particulières. Au-delà de la satisfaction largement affichée par les participants, dans les trois pays où sont nées les Universités (Italie, France et Angleterre), l’analyse des trajectoires des jeunes étudiants Erasmus, permet de poser la question de la stratification des systèmes éducatifs et de leur démocratisation. Dans la première partie de cette thèse nous montrons que le programme Erasmus n’a pas atteint l’objectif officiel de réciprocité des échanges. Ainsi les institutions d’enseignement supérieur Européennes se structurent dans l'ordre des inégalités de prestige entre établissements et plus largement entre aires culturelles. Cet ordre affecte aussi pour une part la morphologie sociale d’une population étudiante, dont le parcours scolaire est rapide et le passé migratoire riche. Dans une université massifiée, la mobilité institutionnalisée semble être un moyen de se distinguer. Dans une seconde partie, nous analysons les expériences Erasmus plurielles. Même si le partage d’un même statut homogénéise dans une certaine mesure les pratiques, les Erasmus forment un ensemble fractionné d’étudiants ‘étrangers privilégiés’ inscrits dans des circuits institutionnels différenciés. Dans une troisième partie, nous montrons que l’international n’abolit pas le national, comme l’accroissement des mobilités n’abolit pas les inégalités économiques et sociales en Europe. Du sud au nord, les déplacements ne sont pas investis des mêmes enjeux. Le séjour Erasmus et plus largement l’éducation, sont aussi des vecteurs de relations de pouvoir externes aux institutions d’enseignement supérieur.

PRODUCTION ET REPRODUCTION : CORPS DE CLASSE, CORPS DE GENRE

Claude Guillon

31/08/2008

Les émotions dans la relation Pompes funèbres – endeuillés : Une problématique de santé

Julien Bernard - Université de Poitiers
Dans un contexte de professionnalisation des pompes funèbres et de désocialisation des funérailles, les émotions dans la relation pompes funèbres / endeuillés peuvent être problématisées avec une attention à la santé. Cet article propose, d'une part, de s'intéresser à la manière dont les agents funéraires se protègent des émotions envahissantes dans leur activité professionnelle, et, d'autre part, de s'interroger sur l'influence de leur travail sur les émotions aux funérailles.

¿Han reescrito Michael Hardt y Antonio Negri el Manifiesto Comunista para el Siglo XXI?

Slavoj Žižek


Capitalismo no es sólo una época histórica entre otras. En cierto modo, el alguna vez de moda y ahora medio olvidado Francis Fukuyama tenía razón: el capital global es "el fin de la historia." Un cierto exceso que era mantenido bajo control en la historia anterior, percibido como una perversión localizable, como un exceso, una desviación, es en el capitalismo elevado al principio mismo de la vida social, en el movimiento especulativo del dinero que engendra más dinero, de un sistema que sólo puede sobrevivir revolucionando constantemente su propia condición, es decir, en que la cosa sólo puede sobrevivir como su propio exceso, excediendo constantemente sus propios constreñimientos "normales."


Have Michael Hardt and Antonio Negri Rewritten the Communist Manifesto For the Twenty-First Century?

Extraído de: Rethinking Marxism, Volume 13, Number 3/4 2001

Sur la régulation de la pauvreté...

Fecteau, Jean-Marie

Entre as Ciências da Vida e a Medicalização da Existência: Uma Cartografia da Psiquiatria Contemporânea

ADRIANO AMARAL DE AGUIAR

"Desde a década de 1980 observa-se um predomínio da chamada Psiquiatria Biológica no campo da psiquiatria. O surgimento do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-III) é um marco desta transformação na clínica psiquiátrica, antes influenciada pela psicanálise, hoje totalmente alinhada ao modelo médico. Tomando como referência o conceito de Império forjado por Antônio Negri e Michael Hardt, traçamos uma cartografia do discurso psiquiátrico contemporâneo em suas conexões com o funcionamento do capitalismo globalizado, caracterizando também no campo da psiquiatria o que Gilles Deleuze retomando Michel Foucault afirmou ser a passagem de um regime disciplinar para um regime de controle."

MEDICALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA E INTENCIONALIDADE: A ACEITAÇÃO DE UMA NOSOLOGIA COMO MOTIVO E JUSTIFICAÇÃO DA HISTÓRIA

Luís Quintais

"O reconhecimento de um drama social passa pela sua eficaz articulação pública. Esta articulação pública exige a invenção de descrições novas. O presente artigo propõe-se explicitar este processo de equacionamento de experiências e acções à luz dos vocabulários médicos. A polémica nosologia da desordem de stress pós-traumático é hoje, no contexto euroamericano, um dos mais notórios veículos de definição retrospectiva das acções humanas. Em Portugal, a revisitação de uma das páginas mais trágicas da nossa história recente – as guerras coloniais – é feita através dos vocabulários delimitados por esta nosologia. A partir de um estudo de caso retirado da imprensa, pretende-se entender como estes vocabulários se encontram disseminados no espaço social, sendo apropriados pela comunidade na sua definição de acções pretéritas. Velhas acções (silenciadas acções) sob descrições novas tornam-se rememoráveis. Neste processo, vão-se produzindo efeitos morais e políticos."

A solução Viagra: Concepções de masculinidade e impotência no discurso biomédico

Emanuelle Silva Araújo

"O presente artigo busca, a partir do lançamento do Viagra, primeiro medicamento oral contra a impotência, realizar um estudo sobre as representações da masculinidade contidas nas publicações biomédicas que abordem como tema central a medicalização da impotência. Objetiva-se, ainda, refletir sobre a forma com que os medicamentos contra a impotência são apresentados, atentando para a produção de significados e valores no que tange à questão dasexualidade masculina."

Pourquoi faut-il aider les pauvres? Une étude critique du discours de la Banque Mondiale sur la pauvreté

Bruno Lautier
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