Os 555 trabalhadores da Delphi, em Braga, estão indignados com a Administração da empresa que anunciou novo lay-off por mais seis meses, alegadamente por questões de ordem económica.
Os trabalhadores da empresa Delphi, integrada no complexo Grundig, em Braga, vão realizar uma acção de luta nos próximos dias 29 e 30 contra a intenção da empresa em avançar com o regime de lay-off. Ontem, os trabalhadores realizaram dois plenários, um de manhã e outro à tarde, e decidiram manifestar a sua posição quanto à decisão da Administração da Delphi.
Perante esta decisão, os trabalhadores decidiram, em plenário, concentrar-se, no próximo dia 29, às portas da empresa, num protesto que poderá evoluir para uma greve, apesar das dificuldades financeiras com que se deparam.
Segundo Amélia Lopes, do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Norte, "os trabalhadores não aceitam continuar com a redução do horário de trabalho, não aceitam este ano não ter tido aumentos e estão a ver-se numa situação em que, em apenas quatro meses de 2009, levaram para casa o salário por inteiro".
Amélia Lopes acrescenta que "com base nisto decidiram, no passado dia 29, fazer um protesto à porta da empresa, uma denúncia pública". A paragem parcial da produção na Delphi acontecerá entre os dias 28 deste mês e o dia 31 de Março de 2010. "Tudo isto tem demonstrado que o lay-off tem sido uma fonte de rendimento para a empresa e um prejuízo enorme para os trabalhadores", finaliza o sindicato.
J.N. - 14.10.09
Sem comentários:
Enviar um comentário