À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

11/10/2009

Os meios de comunicação de massa e a construção social do corpo

Sonia Regina

O corpo é depositário de valores sociais. Historicamente esta é uma perspectiva relativamente estranha ao domínio da Educação Física, área onde o corpo assume posição central como objeto de estudo. Nosso trabalho procura aprofundar a discussão acerca das lógicas sociais que se fazem presentes nas práticas corporais. Entendemos que não nascemos com o corpo que possuímos. Este está sujeito às influências sócio-culturais-históricas, permanentemente. Em larga medida somos fruto das estruturas sociais que nos rodeiam e nos influenciam. Dessas grandes forças destacamos os meios de comunicação de massa, os quais exercem profunda influência em nosso imaginário e em nossas práticas. Em nosso estudo privilegiamos a análise de um desses veículos ¾ no caso, a Revista Boa Forma publicação mensal dedicada à difusão de informação sobre cuidados e procedimentos acerca do corpo. Um dos segmentos sociais mais suscetíveis à influência dessa revista é o público feminino urbano adolescente. As informações veiculadas por esta revista impressionam o imaginário desse grupo: lêem com atenção e dedicação as ‘regras’ difundidas por Boa Forma, interrogamo-nos, na pesquisa, sobre os conteúdos subjacentes às informações veiculadas por Boa Forma. O interesse maior da revista seria, realmente, a socialização das práticas corporais ou outros valores, de ordem ideológica, que se encontram presentes neste universo brilhante e sedutor dos meios de comunicação de massa? - Download do trabalho completo

BIM, Sonia Regina. Os meios de comunicação de massa e a construção social do corpo. 2002. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2002.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails