À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/04/2009

MTO, do grupo Martifer, vende bens

Contra o prometido em Dezembro, a MTO, do grupo Martifer, em vez de iniciar a extracção de minério, começou a vender máquinas e equipamentos da Pirites Alentejanas, revelou ontem o Sindicato dos Mineiros.

«Hoje, dia 1 de Abril, popularmente conhecido como o dia das mentiras, confirma-se que os governantes faltaram uma vez mais à verdade», comentou o sindicato da CGTP-IN, numa nota que divulgou ontem, a dar conta de que «o Governo volta a falhar em Aljustrel».
A retoma da actividade extractiva, em Maio do ano passado, criou expectativas que foram derrubadas em Novembro, com a decisão da multinacional Lundin Mining de lhe pôr termo. A luta dos trabalhadores e da população contra novo encerramento obrigou Manuel Pinho e José Sócrates a voltarem às promessas e, novamente, com pompa e circunstância, anunciaram a concretização de um negócio com esta nova empresa, para a retoma da actividade, garantia dos postos de trabalho existentes e readmissão dos trabalhadores forçados a rescindir os contratos. O Governo «nunca revelou os termos e condições em que foi realizado o negócio com a nova empresa, opacidade característica deste e dos anteriores governos em relação às “negociatas” no sector mineiro», observa o sindicato.
Em Dezembro, o ministro e o chefe do Governo «apenas divergiram quanto à data da retoma efectiva da extracção de minério e integração dos trabalhadores».
O sindicato informou que os trabalhadores vão reunir, no próxima terça-feira, dia 7, «para fazer o ponto de situação e decidir as medidas a tomar». Entretanto, sindicato e Comissão de Trabalhadores da Pirites Alentejanas já solicitaram uma reunião com o ministro da Economia, para dia 9, «para exigir explicações e medidas para a viabilização efectiva da empresa».
Avante - 02.04.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails