À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

31/03/2009

Riqueza produzida em Portugal e transferida para o exterior cresce em 2008

A parcela de riqueza produzida em Portugal que é transferida para o exterior aumentou em 2008, de acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Em 2008 o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu, em termos nominais, 1,8% e o rendimento nacional bruto (RNB) 1,6%", revelou o INE, acrescentando que "assim, continuou a aumentar o afastamento entre os níveis destes dois agregados".

O instituto estatístico refere, porém, que se registou uma "ligeira redução do terceiro para o quarto trimestre de 2008", o que significa que a parcela da riqueza nacional que vai para o exterior foi menor que em trimestres anteriores.

Desde 2005, que parte do que se produz em Portugal é transferido para residentes fora do país.

Os dados do INE mostram ainda um agravamento do défice externo em 2008 em relação ao ano anterior, com as necessidades líquidas de financiamento a agravarem-se 1,8 pontos percentuais para 10,2% do PIB.

Apesar disso, os particulares recuperaram alguma capacidade de financiamento.

"Em 2008 inverteu-se a tendência decrescente da capacidade de financiamento dos particulares", revela o INE, acrescentando que "é importante notar que esta alteração foi sobretudo verificada no 4º trimestre de 2008, tendo-se assistido a um aumento significativo dessa capacidade que atingiu 1,2% do PIB, mais 0,7 pontos percentuais que no trimestre anterior".

Esta evolução recente reflecte o efeito de um "abrandamento do investimento nominal dos particulares", conjugado com o "aumento da taxa de poupança corrente", afirma o INE.

oje.pt - 31.03.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails