À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

19/01/2010

Japan Airlines declara hoje falência

A Japan Airlines (JAL), a maior companhia aérea asiática, decidiu que vai declarar falência hoje, segundo anunciou um porta-voz do Governo, Hirofumi Hirano, devido aos prejuízos e à dívida acumulada.

A companhia aérea, fundada em 1951 e que transportou 45 milhões de passageiros no ano passado, deverá no entanto a funcionar normalmente, seguindo um plano de reestruturação.

“É importante que as operações prossigam com normalidade enquanto a reestruturação estiver em curso”, afirmou o ministro dos transportes, Seiji Maehara, citado pela AFP. “Vamos contribuir para isso em todos os planos”, prometeu, tentando acalmar os passageiros e fornecedores da JAL, que se confrontam há semanas com uma catadupa de informações oficiosas sobre a saúde do grupo.

O plano incluirá o corte de 15 mil postos de trabalho (um terço do total) e uma forte redução da dimensão da empresa (com uma dívida de cerca de 11.500 milhões de euros) que leve a Japan Airlines a regressar aos números positivos no ano fiscal de 2011.

Segundo o Governo, se a reestruturação não for bem sucedida os bens da companhia serão postos à venda para ressarcir os credores.

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1418541

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails