O índice de confiança dos investidores alemães caiu em Janeiro abaixo do esperado pelos economistas, dando sinais de abrandamento da retoma económica.
O Centro ZEW para a Pesquisa Económica Europeia anunciou que o seu índice de expectativas dos investidores e analistas, que visa prever tendências com seis meses de antecedência, caiu para 47,2 pontos, face a 50,4 pontos em Dezembro. Foi o quarto mês consecutivo a cair.
Os economistas previam uma queda para 50 pontos, de acordo com uma média de 37 previsões feita pela agência de informação financeira Bloomberg.
Na semana passada, o gabinete oficial de estatísticas alemão declarou que a maior economia europeia “provavelmente estagnou” no trimestre que terminou em Dezembro, depois de ter crescido nos dois trimestres precedentes.
A procura interna alemã, por outro lado, poderá abrandar com o fim de algumas medidas do pacote de estímulo de 85 mil milhões de euros lançado pelo Governo de Angela Merkel. Ainda assim, o banco central alemão (Bundesbank) declarou ontem que as perspectivas positivas quanto às exportações vão manter a retoma alemã “fundamentalmente intacta”.
O centro ZEW disse que o seu indicador sobre a situação actual melhorou para -56,6 pontos (estava nos -60,6 pontos).
O índice ZEW do sentimento económico mede as expectativas dentro de seis meses e é elaborado mensalmente, com base num inquérito, por este instituto com sede em Manheim.
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1418585
À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.
Sem comentários:
Enviar um comentário