À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

18/12/2010

Milhares contra aumento da idade da reforma nas ruas de Madrid

Os dois maiores sindicatos espanhóis, UGT e CCOO, promoveram hoje, sábado, cerca de quarenta manifestações contra o aumento da idade de reforma, juntando dezenas de milhares de pessoas em Madrid.
 
foto Reuters/Andrea Coma
Milhares contra aumento da idade da reforma nas ruas de Madrid

 
Com palavras de ordem como "a mobilização continua" e "não à reforma aos 67 anos", os dois sindicatos querem aumentar a pressão sobre o governo socialista de José Luiz Zapatero, que no fim de Janeiro vai apresentar alterações ao regime de reformas.
A subida da idade da reforma em dois anos, como defende Zapatero, "não faz sentido agora, com um nível de desemprego entre os jovens tão elevado", afirmou Maria Eugénia Marcos, ex-trabalhadora da Telefonica no desemprego.
Dezenas de milhares de pessoas, segundo uma estimativa da polícia, participaram numa manifestação no centro da capital espanhola, sob uma vaga de bandeiras vermelhas.
Em outras cidades espanholas realizaram-se acções de protesto semelhantes.
Um dirigente do CCOO, Ignacio Fernandéz Toxo, avisou que se preparam ações de protesto mais duras, admitindo uma nova greve geral como a que se verificou em 29 de setembro.
"As próximas semanas serão determinantes para ver se haverá greve ou não", declarou o líder do CCOO, referindo-se a uma "possível greve geral em Janeiro".
Zapatero reafirmou sexta-feira em Bruxelas a sua determinação em fazer aprovar no fim de Janeiro o aumento da idade de reforma de 65 para 67 anos.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1738321

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails