À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/12/2010

Inflação de 1,9% na zona euro em Novembro, 2,2% em Portugal

A inflação em Portugal chegou aos 2,2 por cento nos 12 meses terminados em Novembro, enquanto a da zona euro situou-se nos 1,9 por cento, mantendo-se inalterada face a Outubro, de acordo com o Eurostat.

Os valores da inflação na zona euro confirmam a primeira estimativa divulgada a 30 de novembro, enquanto os de Portugal já tinham sido divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a 14 de dezembro.

Segundo o gabinete de estatística europeu, a inflação média nos países que usam a moeda única foi de 1,9 por cento, enquanto na União Europeia se situou nos 2,3 por cento.

Já a inflação mensal foi, em novembro face a outubro, de 0,1 por cento na zona euro e de 0,2 por cento na União Europeia, enquanto em Portugal se situou nos 0,1 por cento.

Em novembro, as taxas de inflação anuais mais elevadas foram registadas na Roménia (7,7 por cento), Estónia (5,0 por cento) e Grécia (4,8 por cento), enquanto as mais baixas foram registadas na Irlanda (-1,8 por cento), Letónia (-1,5 por cento) e Eslováquia (0,6 por cento).

Na zona euro, os componentes que mais contribuíram para a inflação foram os transportes (3,8 por cento), álcool e tabaco (3,4 por cento) e habitação (3,3 por cento) enquanto, em sentido oposto, comunicações (-0,8 por cento), recreio e cultura (0,0 por cento) e equipamento doméstico (0,7 por cento) registaram as menores variações. 

http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/Inflacao+de+1+9+na+zona+euro+em+ovembro+22+em+Portugal.htm

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails