À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/12/2010

Protestos de estudantes em Itália levam a confrontos com a polícia em Roma

Manifestantes que protestavam contra o Governo e a polícia italiana protagonizaram hoje, terça-feira, duros confrontos no centro de Roma, numa altura em que no parlamento decorria uma votação crucial para o executivo liderado por Silvio Berlusconi.
Dezenas de milhares de estudantes manifestaram-se nas grandes cidades italianas contra o Governo e contra uma reforma nas universidades.
As concentrações mais importantes tiveram lugar em Roma, Milão, Turim, Palermo, Cagliari e Bari.
Em Roma, desfilaram 100 mil manifestantes, segundo os organizadores, na maioria estudantes, mas também desempregados e até habitantes de L'Aquila, a cidade fortemente atingida por um sismo em abril de 2009.
A polícia atingiu duramente estudantes que tentavam atravessar o cordão policial instalado em torno da sede do Senado, depois de estes terem lançado pedras, petardos e tinta na direcção da câmara alta do parlamento, onde acabou por ser aprovada uma moção de confiança ao Governo de Berlusconi.
Também houve empurrões entre os agentes da polícia e jornalistas que tentavam aceder à zona para registar os confrontos.
Nas imediações do palácio Montecitorio, sede da Câmara dos Deputados, registaram-se igualmente conflitos entre a polícia e manifestantes, a maioria dos quais estudantes que protestam contra a reforma universitária proposta pelo Governo.
A reforma nas universidades prevê a fusão dos estabelecimentos mais pequenos e a entrada nos conselhos de administração de peritos externos ao mundo académico. Os críticos da reforma dizem que esta pretende essencialmente poupar.
Em Palermo, na Sicília, mais de 500 estudantes bloquearam durante alguns momentos o aeroporto, conseguindo ocupar a pista. Outros instalaram-se nas estações ferroviárias provocando igualmente a paralisação dos comboios.
Em Milão, cerca de 50 estudantes chegaram a entrar por breves momentos na Bolsa onde exibiram um cartaz de protesto. Afastados do local, continuaram os protestos em frente ao edifício.
As manifestações também provocaram engarrafamentos em cidades como Cagliari e Bari.
Alguns jovens disseram aos jornalistas que esperavam que o Governo de Berlusconi caísse hoje, mas a Câmara dos Deputados acabou por rejeitar duas moções de censura ao Governo, por apenas três votos. 

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1734786

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails