À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

15/12/2010

Inspectores da PJ ganham um euro e meio por hora de trabalho extra

Por cada hora extraordinária no trabalho de investigação criminal, cada inspector da Polícia Judiciária (PJ) ganha um euro e meio, disse ao PÚBLICO, o presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC), Carlos Garcia.

O protesto face a esta situação é um dos motivos da greve por tempo indeterminado convocada pela ASFIC/PJ que decorrerá todos os dias úteis entre as 17h30 e as 09h00 e entre as 00h00 e as 24h00 nos fins-de-semana e feriados.

Nesses períodos toda as diligências de investigação, entre as quais, escutas e vigilâncias que, tanta vezes, é necessário prosseguir para lá do horário de trabalho, serão interrompidas.

A mudança de vários outros aspectos relacionados com o estatuto de pessoal que define toda a carreira de investigação criminal (progressões, concursos, regulamento disciplinar, etc) é reivindicada pelos sindicalistas que exigem uma adequação à nova lei.

O estatuto é de 2000, diz Carlos Garcia, notando que a ASFIC entregou o caderno reivindicativo ao ministro da Justiça no final do ano passado e que, até hoje, um ano depois, “nada foi resolvido”.

Entretanto, os investigadores da PJ continuam numa situação que, em muitos aspectos, é equiparada à dos funcionários públicos mas que, atendendo às especificidades do seu trabalho, “não pode ser”, considera o responsável daquela associação sindical.

Como exemplo, refere a necessidade de, tantas vezes, na sequência de perseguições e de vigilâncias os inspectores violarem as regras de trânsito. Quando tal dá origem à aplicação de contra ordenações, os investigadores podem ser alvo de processos disciplinares, o que “não é aceitável”, afirma Carlos Garcia.

O primeiro período desta greve decorrerá entre o dia 15 deste mês e 15 de Janeiro do próximo ano.

O Ministério da Justiça já esclareceu que as negociações com a ASFIC/PJ “ainda não estão fechadas”, mostrando abertura quanto ao diálogo com os sindicalistas.
 
http://publico.pt/Sociedade/inspectores-da-pj-ganham-um-euro-e-meio-por-hora-de-trabalho-extra_1471089

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails