À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

09/05/2009

Regency - 160 trabalhadores em lay-off em Junho

A gerência da empresa Regency, especializada na confecção de fatos (calça e casaco), a laborar em Vilarelho, Caminha, há cerca de 20 anos, reuniu ontem à tarde com os 160 trabalhadores, comunicando-lhes que a partir de 1 de Junho vai entrar em lay-off por um período de seis meses.

Após duas suspensões anteriores de uma semana cada, devido à falta de trabalho, a diminuição de encomendas para os clientes habituais de Inglaterra e França ditou esta medida, a qual não se baseia em dívidas a fornecedores ou à Segurança Social ou fisco, mas tão só à crise internacional.

Embora não tivesse sido possível contactar com os gerentes, apurámos que as importações desses países tinham sido canceladas, ao preferirem aguardar pela evolução dos mercados mundiais do sector.

Os trabalhadores dizem que a diminuição de trabalho nos últimos tempos já vinha causando temores, mas receberam a notícia com alguma expectativa quanto ao seu futuro, face à promessa de que poderiam vir a retomar a laboração antes do prazo de interrupção anunciado.

Serafim Cubal, presidente da Junta, lamentou que a crise "tenha chegado cá", embora nada "transparecesse que chegariam a esta situação" que irá criar problemas a muitas famílias, havendo casos de casais a trabalhar nesta fábrica.

Da parte da Câmara existe igualmente preocupação, embora já fosse conhecedora das dificuldades sentidas, através de uma reunião mantida há tempos com os gerentes, assegurando contudo não ser um problema de má gestão, referiu Júlia Paula, presidente do município.

J.N. - 09.05.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails