À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

05/05/2009

Salários reais vão cair em Portugal pela quarta vez em 30 anos

Os salários reais em Portugal vão cair 0,4% este ano, estima a Comissão Europeia, isto apesar de prever uma diminuição de 0,3% nos preços. Em trinta anos, apenas se registou uma redução real das remunerações em quatro, o último dos quais foi 2006 mas, nesse ano, a inflação foi de 3%.

Portugal fará par com a Irlanda como as duas únicas economias da Zona Euro com reduções reais nas remunerações. A economia irlandesa deverá contrair 9% em 2009, mais do dobro dos 3,7% esperados para a economia nacional.

O executivo europeu não explica a contracção nas remunerações, mas um dos contributos deverá chegar pelo forte aumento do número de processos de "lay-off" (acordos de redução temporária do tempo de trabalho e consequente corte salarial).

Entre Janeiro e Abril já foram afectados mais de 10.500 trabalhadores por este tipo de processo, quatro vezes mais que o total de 2008. Se em 2009 os salários vão cair, em 2010 e anos seguintes os aumentos serão muito moderados. "Os baixos níveis de actividade irão traduzir-se em níveis de emprego mais baixos e a taxa de desemprego poderá atingir os 10% em 2010", lê-se no relatório onde o executivo europeu acrescenta que, por isso, "espera-se que a moderação salarial se siga a estes desenvolvimentos".
Jornal de Negócios - 05.05.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails