À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

05/05/2009

Aumento do desemprego pode provocar crise social na Europa

Os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) alertaram hoje para o risco de que a crise económica e financeira que afecta a Europa traga consigo uma “crise social”, provocada pelo aumento acentuado do desemprego.

No final da reunião mensal do Eurogrupo, o seu presidente, o também primeiro-ministro do Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, afirmou que o desemprego está a crescer até “níveis inquietantes” e considerou que os governos da região devem dirigir “todos os seus esforços” para combater a situação.

Segundo as novas previsões económicas publicadas ontem pela Comissão Europeia, a taxa de desemprego nos países da zona euro deverá crescer até 9,9 por cento em 2009, devendo atingir 11,5 por cento em 2010.

Empresas aconselhadas a evitar despedimentos colectivos

Jean-Claude Juncker pediu ainda “responsabilidade social” às empresas, advertindo que no actual contexto devem evitar recorrer aos despedimentos colectivos como medida de redução de custos.

O presidente do Eurogrupo sublinhou que não se pode subestimar o “carácter explosivo” que tem o aumento do desemprego e os problemas que pode gerar, lembrando ainda que os mais prejudicados por este elemento são os estratos sociais mais baixos.
Público.pt - 05.05.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails