À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

18/02/2010

Pobreza afecta 80 milhões na UE

No conjunto da UE, 17 por cento da população "vive abaixo do limite de pobreza", segundo dados apresentados pelo comissário europeu do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, Lazlo Andor.

As estatísticas mostram disparidades dentro do espaço da UE, com alguns países a registar 20 por cento da população abaixo da linha de pobreza, caso da Espanha, Grécia, Letónia e Lituânia.

Um outro dado salientado hoje em Paris foi o nível de pobreza entre pessoas que têm um emprego, situação que atinge mais de 10 por cento da população em Portugal, Grécia, Letónia e Polónia.
A urgência de um plano europeu de longo prazo para combater a pobreza foi sublinhada pelo comissário Lazlo Andor, na sua primeira deslocação oficial como titular da pasta.

O Ano Contra a Pobreza e a Exclusão Social inclui uma série de iniciativas, debates e programas que culminarão com a realização, em Dezembro, de uma Conferência de Consenso sobre os Sem Abrigo, anunciou Martin Hirsch, alto comissário francês para as Solidariedades Activas e Contra a Pobreza.

Em França, 13 por cento da população vive abaixo dos níveis de pobreza, o que equivale a oito milhões de pessoas pobres.

"Dentro das pessoas consideradas pobres, em França como no resto da Europa, há os pobres entre os pobres e chegou a altura de a Europa encarar a luta contra a exclusão social como um combate de longo prazo", defendeu Martin Hirsch no lançamento do Ano Contra a Pobreza.

Martin Hirsch frisou que "as desigualdades de rendimento aumentaram entre 2000 e 2008, mesmo se, a nível global europeu, a taxa de pobreza tenha permanecido estável" na última década.

"A Europa construiu-se em torno do objectivo da paz. Isso parece assegurado. Hoje, a Europa tem que colocar tanta energia como a que colocou para atingir a paz na luta contra a exclusão e a pobreza", pediu Martin Hirsch no início oficial da iniciativa comunitária.

O Ano Contra a Pobreza e a Exclusão Social partiu de uma proposta francesa, durante a presidência rotativa da UE pela França, no segundo semestre de 2008.

http://www.destak.pt/artigo/54208

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails