À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

17/02/2010

Frente Comum acusa Governo de simular negociações salariais com sindicatos

A coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, acusou hoje o Governo de "simular" a negociação de salários com os sindicatos, embora mantenha o congelamento salarial para a função pública.

"A reunião correu muito mal. O Governo simula estar a negociar, quando afirma que a Frente Comum não apresentou uma contra-proposta", afirmou Ana Avoila, no final de um encontro com o secretário de Estado do Orçamento, Emanuel Santos.

Para a dirigente sindical "é uma vergonha" o Governo manter o congelamento dos salários dos funcionários públicos e manifestar que está aberto ao diálogo com os sindicatos.

Sobre o regime de aposentações, um dos temas da reunião, Ana Avoila afirmou que o Governo "continua [com a proposta] de alteração ao regime, penalizando milhares e milhares de trabalhadores".

A proposta governamental prevê que o trabalhador, por cada ano de antecipação da reforma, seja penalizado em quatro por cento em 2010, mas o Executivo pretende que seja de seis por cento, como estava previsto só para 2015.

Para Ana Avoila, trata-se de uma questão de "traição": "O Governo reafirma que esta proposta é uma questão de convergência e justiça com o regime privado", mas a Frente Comum considera que "altera as expectativas e as regras do jogo".

A Frente Comum sublinha que o Governo pretende aplicar esta medida logo após a aprovação do Orçamento para 2010.

Perante esta situação, a Frente Comum, afecta à CGTP, mantém a greve para o dia 4 de Março, concentrações em Abril em todas as capitais de distrito e uma manifestação nacional que decorrerá na segunda quinzena de Maio, ou no início de Junho.

http://www.destak.pt/artigo/54088

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails