À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

18/02/2010

INE: preços sobem após 11 meses em queda, confiança dos consumidores piora

Os preços no consumidor atingiram em janeiro a primeira variação mensal positiva em 11 meses, mas o clima económico, a confiança dos consumidores e as expetativas de desemprego dos portugueses voltaram a piorar, indicou hoje o INE.

De acordo com a síntese económica de conjuntura, o índice de preços no consumidor atingiu em janeiro os 0,1 por cento, face a -0,1 no mês anterior. Esta é a primeira vez desde fevereiro de 2009 que este índice está em valores positivos, diz o Instituto Nacional de Estatística.

Em contraponto esteve, no entanto, o indicador de clima económico. Depois de vários meses a melhorar, o indicador atingiu os -0,7 por cento em janeiro, e leva já dois meses consecutivos em queda.

A confiança dos consumidores segue no mesmo caminho, atingindo -32,3 pontos em janeiro, o terceiro mês consecutivo em queda, acompanhada pelas expetativas de desemprego dos portugueses, que voltam a aumentar no primeiro mês do ano, também pelo terceiro mês consecutivo, para -56,1.

Os indicadores disponíveis, apenas relativamente a dezembro, da actividade económica e do consumo privado revelam, no entanto, uma tendência inversa. A actividade económica terá melhorado de -2 para 1,7 por cento em dezembro, e o consumo privado subiu de 0,9 para 1,2 por cento, também de novembro para dezembro.

Excepção feita ao investimento (formação bruta de capital fixo): o indicador teve alguma recuperação até setembro, e depois de algumas oscilações, piorou 1,5 pontos percentuais de novembro para dezembro, para os 11,5 por cento.

http://www.ionline.pt/conteudo/47317-ine-precos-sobem-apos-11-meses-em-queda-confianca-dos-consumidores-piora-

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails