À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

19/02/2010

Delphi da Guarda vai despedir 286 trabalhadores até Maio

A administração da fábrica Delphi da Guarda anunciou, esta quinta-feira, que vai despedir 286 trabalhadores, mais uma centena do que o previsto, até final do mês de Maio.

Segundo Adelino Nunes, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas (STIMM) de Aveiro, Viseu, Guarda, e Coimbra, o anúncio foi feito pela administração da unidade durante uma reunião com elementos dos sindicatos que estão representados na empresa.

O dirigente sindical adiantou que o despedimento colectivo dos 286 operários vai ocorrer nos meses de Abril e Maio.

A Delphi, que produz cablagens para a indústria automóvel, despediu no final de 2009 um total de 315 operários e tudo indicava que no primeiro trimestre deste ano dispensasse mais 185, número que aumentou para 286.

O sindicalista referiu que a decisão «apanhou de surpresa» os sindicatos e que a empresa continua a justificar os despedimentos com a crise mundial que afectou o sector automóvel.

«A justificação que nos dão para este despedimento ser em três tranches tem a ver com os produtos da Fiat e da Opel que vão ou terminar a série ou ser transferidos para outras fábricas do grupo», explicou.

Segundo o sindicalista, a partir do dia 01 de Junho a Delphi ficará com cerca de 330 operários, o que representa «uma preocupação» para o STIMM quanto à continuidade da empresa nas actuais instalações, que já chegaram a acolher três mil funcionários.

Adelino Nunes disse, em declarações registadas pela Rádio Altitude, que a empresa fez saber que este número de trabalhadores é o suficiente para garantir a continuidade da empresa, porque vai torná-la «rentável».

Para 4 de Março está agendada nova reunião para as instalações da unidade fabril da Guarda, entre sindicatos e administração para discutir os termos em que o despedimento vai ser realizado, disse o sindicalista.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1498297


Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails