À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

18/02/2010

Acusações a Sócrates são "justas"

O "caso" das escutas telefónicas que dão conta de um alegado plano para controlar diversos órgãos de comunicação social, em que José Sócrates estaria envolvido, é conhecido de 94,2% dos inquiridos. Saiba o que pensam sobre a justiça das acusações e o grau de gravidade do assunto.

Para 48,8% dos portugueses, a acusação ao primeiro-ministro de querer controlar a comunicação social, em particular a TVI, "é justa", enquanto 34,2% consideram a alegação "injusta". Menos dúvidas existem quando a pergunta incide sobre a gravidade deste assunto. De acordo com a sondagem da Aximage, perto de sete em cada dez portugueses consideram "grande" a gravidade do tema.




























FICHA TÉCNICA
Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel. Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 600 entrevistas efectivas: 274 a homens e 326 a mulheres; 146 no interior, 237 no litoral norte e 217 no litoral centro sul; 165 em aldeias, 202 em vilas e 233 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral. Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido entre os dias 10 e 13 de Fevereiro de 2010, com uma taxa de resposta de 75,8%. Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 600 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,0%). Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.


http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=410671

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails