À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

17/11/2009

Número de pessoas empregadas é o 3º mais baixo desta década

O número de pessoas empregadas entre Julho e Setembro deste ano é o terceiro mais baixo da década, sendo preciso recuar até ao ano 2000 para encontrar um trimestre em que haja menos empregados em Portugal.

De acordo com os valores hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no terceiro trimestre de 2009, o número de empregos baixou 3,4 por cento face ao período homólogo, para 5,017 milhões.

O número de pessoas empregadas em Portugal tem vindo, assim, a diminuir nos últimos anos, de acordo com os dados do instituto, sendo necessário recuar ao segundo trimestre de 2000 para encontrar um valor mais baixo do que o registado no terceiro trimestre deste ano.

Nessa altura o número de empregados foi de 5,002 milhões indivíduos, de acordo com a série longa disponibilizada pelo INE.

O mais baixo nesta década registou-se no primeiro trimestre de 2000, altura em que o número de empregados era de 4,972 milhões.

De acordo com os dados hoje divulgados, entre Julho e Setembro deste ano havia menos 178,3 mil empregos do que os observados um ano antes.

Comparando com o trimestre anterior (Abril a Junho), o número de pessoas empregadas recuou por sua vez 1,2 por cento, o que significou uma perda de 58,7 mil postos de trabalho no período de Julho a Setembro, acrescenta o INE.

Para a diminuição homóloga do número de empregos, contribuiu sobretudo a redução de empregados do sexo masculino e a diminuição do número de trabalhadores a tempo completo.

O INE destaca ainda, a propósito, a diminuição do emprego no sector da indústria, construção, energia e água, bem como do número de trabalhadores por conta de outrém e, embora com menor expressão, do número de trabalhadores por conta própria.

Segundo o INE, a taxa de emprego em Portugal situou-se assim nos 55,6 por cento, ficando abaixo não só do trimestre homólogo (2,1 pontos percentuais), mas também do trimestre anterior (0,7 pontos percentuais).

D.N. - 17.11.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails