À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

17/11/2009

Centenas de estudantes pedem demissão de Mariano Gago

Centenas de estudantes de seis associações académicas manifestam-se, esta terça-feira em Lisboa, para exigir o alargamento da Acção Social e mais investimento no Ensino Superior e pediram a demissão do ministro Mariano Gago. Este é o primeiro protesto contra o actual Governo.

A iniciativa "Juntos pelo Ensino Superior" envolve associações de Coimbra, Aveiro, Évora, Lisboa, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro num protesto que começou na Cidade Universitária e que termina no Palácio das Laranjeiras, sede do Ministério do Ensino Superior.

Os universitários querem elevar o tecto para a bolsa máxima e ver abrangidos alunos que estão fora do sistema. Outra reivindicação é um maior investimento em cantinas e alojamento.

João Ascenso, presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, afirmou que o valor das propinas está a ser utilizado para as universidades pagarem despesas correntes, como «salários dos professores».

Os universitários dizem que não existe «estado de graça» para este ministério, já que o ministro Mariano Gago é «um recordista» no tempo de permanência no Governo.

TSF - 17.11.09


Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails