É um recorde desde 1995, quando o Departamento da Agricultura começou a medir a "insegurança alimentar", ou seja, a incapacidade das famílias de assegurarem durante todo o ano a todos os membros da família uma alimentação suficiente para uma vida saudável.
Estes dados, publicados segunda-feira, coincidem com o início da recessão mais grave desde os anos 1930 e com a supressão de milhões de postos de trabalho.
O presidente Barack Obama considerou este relatório "preocupante" mesmo sendo uma tendência previsível, dado o aumento considerável da procura de ajudas alimentares federais.
"O que é particularmente preocupante é que, em mais de 500 mil famílias, uma criança passava fome durante várias vezes durante o ano. O crescimento das nossas crianças, as suas capacidades de aprender e de desenvolver todo o seu potencial, e através deles, a competitividade do nosso país, depende de refeições regulares e saudáveis", afirmou Obama, em comunicado.
Segundo o relatório de 2008, 14,6% dos lares norte-americanos (ou seja cerca de 17 milhões de lares) passou em algum momento do ano dificuldades em ter na mesa comida suficiente para alimentar toda a família, por falta de recursos.
Destak.pt - 18.11.09
Sem comentários:
Enviar um comentário