À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

17/11/2009

"Em sete trabalhadores contratados, seis são precários"

A subida da taxa de desemprego está a preocupar o secretário-geral da CGTP, que alertou para o aumento da precariedade laboral.

"Essa situação é muito preocupante, sendo agravada por outro factor: o cavalgar da precariedade que hoje assusta", afirmou Manuel Carvalho da Silva, numa reacção aos dados divulgados pelo Instituto Nacionalde Estatística, segundo os quais a taxa de desemprego estimada para o terceiro trimestre de 2009 é de 9,8 por cento.

"Há muitos portugueses que não contam para a taxa de desemprego", sublinhou este dirigente, acrescentando que em termos reais, "estamos acima dos dez por cento", garantiu.

"Em sete trabalhadores contratados, seis são precários", alertou o secretário-geral da CGTP, criticando ainda "alguns empregadores sem escrúpulos" para os quais esta situação se tornou um hábito.

O dirigente considerou ainda "que seria um escândalo" se o Governo rejeitasse a reivindicação da CGTP relativamente ao aumento do salário mínimo nacional para 475 euros em 2010 e para 500 euros em 2011.

O novo código contributivo foi também tema de conversa entre o dirigente e a ministra do Trabalho. Sobre esta questão, Carvalho da Silva deixou um alerta para "os jogos pouco claros que andam por aí".

O secretário-geral da CGTP reforçou que "alguns sectores continuam a reivindicar ao Estado no sentido da redução de impostos para, depois, darem migalhas aos trabalhadores".

As reuniões da ministra Helena André com os restantes parceiros sociais irão prolongar-se durante a tarde.

D.N. - 17.11.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails