À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

24/10/2009

Professores contra excesso de trabalho exigem pagamento de horas extraordinárias

Contra o que dizem ser o excesso de trabalho nas escolas, um problema que já se arrasta desde o último ano lectivo, os professores ameaçam, em massa, pedir o pagamento de todas as horas extraordinárias.

Os professores, num movimento que tem vindo a crescer, ameaçam exigir o pagamento das horas extraordinárias. Sindicatos e associações independentes consideram que o novo ano lectivo, para além do horário normal, trouxe ainda mais trabalho.

A Fenprof diz que nenhum professor faz hoje menos de cinco horas extraordinárias por semana.

Luís Lobo, da federação de sindicatos, ouvido pela TSF, diz que os sindicatos já estão a explicar aos professores o modo como podem reclamar o pagamento destas horas extraordinárias.

O dirigente sindical explica que os sindicatos estão a entregar aos professores um documento com a lei em vigor e com as minutas para pedir a devida recompensa.

A FENPROF garante ainda que, se as horas extraordinárias não forem pagas, os sindicatos vão recorrer aos tribunais

A TSF ouviu também Ricardo Silva, docente em Sintra e presidente da Associação de Professores em Defesa do Ensino e considera que há escolas onde se vive uma espécie de escravatura, considerando que o excesso de trabalho atingiu este ano níveis inéditos com ainda mais reuniões para além do horário de trabalho.

A Associação de Professores em Defesa do Ensino diz ainda que há escolas que pedem trabalho extra à noite a partir de casa.

TSF - 23.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails