À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

23/10/2009

Pobreza estrutural em Portugal pode chegar aos 40%, diz presidente da AMI

O presidente da Assistência Médica Internacional afirmou,esta sexta-feira, que a taxa de pobreza poderá rondar os 40 por cento se incluir o número de pessoas com rendimento social de inserção e complemento social para idosos.

«Combater a pobreza é uma causa nacional», disse o médico durante o terceiro congresso nacional dos economistas, que decorre até hoje no Funchal.

Fernando Nobre sublinhou que uma análise mais profunda à situação poderá indicar que a taxa da pobreza em Portugal rondará os 40 por cento, se fossem tidos em conta os números dos que usufruem do rendimento social de inserção e do complemento solidário para idosos.
TSF - 23.10.09

Segundo o responsável, a situação da pobreza em Portugal «é uma vergonha» e o seu combate deve constituir «uma causa nacional».

Fernando Nobre rejeitou «as cirurgias plásticas para as mudanças no mundo» e sustentou que Portugal deve «redistribuir melhor a riqueza», para contrariar o facto de muitos jovens estarem a abandonar o país «porque perderam a esperança».

Por outro lado, apelou aos empresários para serem mais «inovadores e empreendedores», defendendo aumentos do salário mínimo nacional.

Para Fernando Nobre, este é «o momento de repensar que mundo queremos».

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails