A sondagem revela que 48 por cento dos 2042 inquiridos não acredita no sucesso militar dos britânicos no Afeganistão. O número de pessoas que vê a vitória como impossível aumentou assim relativamente à última sondagem do género, realizada em Agosto de 2007.
Enquanto 36 por cento mostra acreditar que a vitoria é possível mas que está ainda longe de acontecer, apenas seis por cento crê que o contingente britânico está prestes a vencer.
Segundo a sondagem, 62 por cento pedem o regresso imediato a casa dos militares britânicos que estão no Afeganistão, ao passo que 29 por cento consideram que o contingente deveria permanecer.
A sondagem tem uma margem de erro de três pontos percentuais.
O inquérito foi divulgado no mesmo dia em que se realizou um protesto em Londres, na qual milhares de pessoas se manifestaram contra a guerra no Afeganistão.
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou recentemente o envio de mais 500 soldados para o Afeganistão.
Desde que começou, a guerra no Afeganistão já fez 222 mortos entres os militares britânicos.
Já este sábado, milhares de pessoas juntaram-se nas ruas de Londres para pedir a retirada dos soldados britânicos do Afeganistão.
Um dos organizadores do protesto, um militar que esteve no Afeganistão, Joe Clenton, explicou a razão porque os manifestantes defendem a retirada.
«Acredito que foram cometidos grandes erros no Afeganistão. Esperava ir para a guerra, mas também esperava que fosse para defender os interesses do Reino Unido e que fosse algo legal e justificável», afirmou o militar.
TSF - 24.10.09
Sem comentários:
Enviar um comentário