À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

24/10/2009

Maioria dos britânicos pensa que vitória do Afeganistão é impossível

A maioria dos britânicos pensa que uma vitoria militar contra os talibãs no Afeganistão é impossível ou está muito longe de ser concretizada, segundo uma sondagem divulgada este sábado pela televisão britânica Channel 4.

A sondagem revela que 48 por cento dos 2042 inquiridos não acredita no sucesso militar dos britânicos no Afeganistão. O número de pessoas que vê a vitória como impossível aumentou assim relativamente à última sondagem do género, realizada em Agosto de 2007.

Enquanto 36 por cento mostra acreditar que a vitoria é possível mas que está ainda longe de acontecer, apenas seis por cento crê que o contingente britânico está prestes a vencer.

Segundo a sondagem, 62 por cento pedem o regresso imediato a casa dos militares britânicos que estão no Afeganistão, ao passo que 29 por cento consideram que o contingente deveria permanecer.

A sondagem tem uma margem de erro de três pontos percentuais.

O inquérito foi divulgado no mesmo dia em que se realizou um protesto em Londres, na qual milhares de pessoas se manifestaram contra a guerra no Afeganistão.

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou recentemente o envio de mais 500 soldados para o Afeganistão.

Desde que começou, a guerra no Afeganistão já fez 222 mortos entres os militares britânicos.

Já este sábado, milhares de pessoas juntaram-se nas ruas de Londres para pedir a retirada dos soldados britânicos do Afeganistão.

Um dos organizadores do protesto, um militar que esteve no Afeganistão, Joe Clenton, explicou a razão porque os manifestantes defendem a retirada.

«Acredito que foram cometidos grandes erros no Afeganistão. Esperava ir para a guerra, mas também esperava que fosse para defender os interesses do Reino Unido e que fosse algo legal e justificável», afirmou o militar.

TSF - 24.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails