À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

23/10/2009

Agnès Varda explica a arte de fazer cinema na primeira pessoa

Agnès Varda esteve esta semana em Portugal, onde tantas coisas sobre cinema ainda estão a acontecer e muitas delas com a cineasta como centro das atenções. A Festa do Cinema Francês tem Varda como convidada principal e a sua obra cinematográfica ser exibida na Cinemateca Portuguesa, cujo arranque foi dado com o seu último filme: «Les plages d`Agnès».

Foi exactamente a partir desta particular auto-biografia que Agnès Varda (como se poderá ver no vídeo) contou o que é para si o cinema, como o filma e tudo o que significa o seu cinema na sua vida. «É um filme sobre a minha vida, mas não me encontro sozinha nele», explicou Varda a certa altura na Embaixada de França em Portugal.

«Les plages d`Agnès» foi o ponto de partida para uma conferência de imprensa em que a cineasta conta as razões desta auto-biografia e, ao fazê-lo, deixa também revelado o fio condutor de um percurso de quem tem 81 anos.

«Sou um artista e um artesão. É assim que me sinto», confessou agora que deixou de fazer filmes e que se dedica a outras expressões artísticas: «Não estou em fim de carreira. Estou em fim de filmes.»

Varda sempre teve as portas abertas ao acaso ¿ como o vento que aparece para ser interveniente em «Les plages d`Agnès» ¿, assim como tem consciência de que a sua memória já a trai algumas vezes. Mas não se assusta com isso; apenas escolheu novos caminhos para continuar esta partilha com os outros que tanto é parte como razão de ser desta artista do cinema.

Veja e ouça como clicando no ícone do vídeo. - VÍDEO
TVI24 - 23.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails