À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

22/10/2009

CGTP tem a partir de hoje 90 sindicatos

A CGTP vai ter a partir de hoje 90 sindicatos filiados, com a entrada de mais dois, o das Actividades Financeiras e o Oficiaismar, cuja filiação vai ser aprovada pelo Conselho Nacional.

O Sindicato dos Trabalhadores das Actividades Financeiras (STAF) e o Sindicato dos Capitães, Oficiais, Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante (Oficiaismar) já pertenciam há algum tempo ao conjunto dos "sindicatos activos" da CGTP mas só agora decidiram filiar-se.

A Intersindical conta com 141 sindicatos activos que aderem habitualmente às iniciativas da central sindical, embora só 88 sejam formalmente filiados (contando já com os dois novos sindicatos).

De acordo com fonte da CGTP, dos sindicatos activos não filiados, 21 cooperam frequentemente com a Inter e os restantes 32 fazem-no de forma menos frequente.

A CGTP integra na sua estrutura 10 federações sindicais sectoriais e 22 uniões distritais.

De acordo com dados divulgados no último congresso da CGTP, que se realizou em Fevereito de 2008, a Inter representa 727 mil trabalhadores.

João Paulo, do executivo da CGTP, disse à agência Lusa que a filiação dos dois novos sindicatos insere-se num programa de trabalho que vai ser aprovado pelo Conselho Nacional para evocar os 40 anos da central sindical, que se completam a 1 de Outubro de 2010.

"Queremos, com este programa, reforçar a organização colocando no terreno mais delegados sindicais, mais dirigentes, com mais formação sindical, para rejuvenescer toda a estrutura sindical", disse o sindicalista.

"Em suma, queremos dar mais força aos sindicatos", acrescentou.

O dirigente da Inter, responsável pelo pelouro da organização, lembrou que nos últimos anos não houve qualquer desfiliação na Inter mas foram feitas várias fusões de estruturas sindicais com o objectivo de melhorar as respectivas condições, que levaram à extinção de alguns sindicatos.

"As fusões que têm sido feitas têm tido êxito, pois têm sido vantajosas para as estruturas sindicais que se juntam, nomeadamente ao nível de instalações e dos quadros sindicais, permitindo a modernização dos respectivos serviços", afirmou João Paulo.

O Sindicato do Comércio do Norte foi um dos que foi extinto ao integrar o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal.

Os sindicatos das indústrias eléctricas do norte e do centro juntaram-se dando origem ao Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias eléctricas do Norte e do Centro.

Destak.pt - 22.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails