À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

12/10/2009

Desemprego nos quadros mais qualificados sobe 25% na Alemanha

A crise económica fez disparar o desemprego dos trabalhadores mais qualificados na Alemanha, que de Janeiro a Agosto de 2009 aumentou 25% em comparação com 2008, refere um estudo da Confederação Alemã dos Sindicatos (DGB).
Entre os jovens com boas qualificações profissionais, que concluíram os exames de acesso à universidade, a taxa de desemprego registou mesmo uma subida de 34%, indica o mesmo relatório.
Quanto à taxa de desemprego dos trabalhadores que concluíram a escola secundária mas não fizeram os exames, subiu 10% até Agosto de 2009.
Entre os trabalhadores que não concluíram os estudos secundários o aumento do desemprego em igual período foi de 5,5%, em comparação com 2008, sublinha a DGB.
Os resultados do inquérito "mostram que uma boa formação já não protege contra o desemprego", afirma o director do departamento de política laboral da central sindical, Wilhelm Adamy.
Além de correrem agora mais riscos de ficar no desemprego, as pessoas com maior qualificação profissional estão também cada vez mais sujeitas a empobrecer, refere ainda o estudo.
No prazo de um ano o número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) altamente qualificados subiu 13,9%, atingindo sobretudo jovens entre os 20 e os 24 anos, à procura de primeiro emprego, alerta a DGB. Em Baden-Wuerttemberg, o Estado federado mais rico do país, no sudoeste, o desemprego na referida faixa etária aumentou 65% entre Janeiro a Agosto de 2009, o dobro da percentagem registada a nível nacional, indica o mesmo estudo.
Oje.pt. - 12.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails