À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

29/09/2009

Já se suicidaram 24 trabalhadores da France Telecom

Ana Rute Silva

Um trabalhador da France Telecom, de 51 anos e pai de dois filhos, cometeu suicídio ontem, elevando para 24 o número de funcionários da empresa de telecomunicações que nos últimos 18 meses acabaram com a própria vida.

Numa carta deixada à família descrevia o seu sofrimento "motivado pelo contexto profissional". A esposa explicou às autoridades judiciais que o marido estava com uma depressão há vários meses.

Desde Fevereiro do ano passado que os casos de suicídio assolam a France Telecom, onde o Estado francês tem uma participação de 27 por cento. Os sindicatos já pediram mais protecção aos cem mil trabalhadores que, à custa das reestruturações provocadas pela privatização, são obrigados a mudar de local de trabalho, de chefias ou área.

"É uma vergonha. Ele trabalhava num local conhecido por ser inviável [num call center em Annecy, Alta Sabóia], sem humanidade e onde havia uma grande indiferença. Não se falava de outra coisa senão de números", criticou Patrice Diochet, dirigente sindical, em declarações à AFP.

Em meados de Setembro, depois de ser conhecido mais um caso, Didier Lombard, director-geral da France Telecom, foi pressionado pelo Governo francês a agir. Prometeu mudar alguns dos métodos de gestão, em coordenação com os sindicatos.

O ministro do Trabalho, Xavier Darcos, voltou a pedir medidas rápidas para "prevenir os riscos psicossociais", provocados pela reestruturação.
Público.pt - 29.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails