À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

28/09/2009

Plano de viabilização da Qimonda prevê redução de mais 330 postos de trabalho

A administração da Qimonda de Vila do Conde reuniu, esta segunda-feira, com os trabalhadores da unidade e anunciou que o plano de viabilização, a ser apresentado amanhã, prevê a «redução de mais 330 postos de trabalho». A informação foi avançada à agência Lusa por um dos elementos da comissão de trabalhadores.

A empresa entregou em Junho, no Tribunal do Comércio de Gaia, o plano de viabilização da unidade que previa ficar com cerca de «mil pessoas» mas, agora, o documento prevê que a unidade opere apenas com 770 funcionários.

Além de mais esta redução dos postos de trabalho, a administração da fábrica de semi-condutores anunciou ainda, nesta reunião, que «os trabalhadores, que estejam em situação de lay-off e que pretendam rescindir contrato com a fábrica, o podem fazer durante a próxima semana».

«Receberão subsídio de desemprego e a empresa pagará a respectiva indemnização de forma faseada: 50 por cento será pago até Abril do próximo ano e o restante, sete meses depois», contou ainda Bruno Maia.

Mesmo perante mais esta redução de postos de trabalho, o trabalhador alega que a direcção da empresa «tem feito tudo no sentido de negociar o futuro da unidade e de conseguir o melhor para os funcionários».

Ainda assim, não deixa de lamentar o facto de «não haver empresas, nesta zona, que possam absorver os funcionários da Qimonda, que representam mão-de-obra especializada».

Para terça-feira, está marcada a assembleia de credores, onde vai ser apresentado este plano, que contou com o parecer do administrador da insolvência.

Os trabalhadores esperam que o documento «seja aprovado» e que avançe assim o processo de viabilização da unidade de Vila do Conde.
TSF - 28.09.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails