À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/10/2009

Eslováquia passa a Portugal o lugar de país mais pobre entre os ricos

A Eslováquia vai ultrapassar Portugal em termos de rendimento por habitante no próximo ano, deixando a economia nacional no último lugar da tabela de 33 países avançados. A queda neste ranking e o forte aumento do desemprego previsto para 2010 são as duas manchas negras na boa previsão que o FMI também avançou ontem: Portugal regressará ao crescimento em 2010.

Segundo dados divulgados ontem pela instituição, o PIB nacional por habitante ajustado ao poder de compra deverá ser de 22.223 dólares (cerca de 15.288 euros) em 2010, o que representa um crescimento de 1,7% face a este ano. Este crescimento compara com os 5,2% da Eslováquia, onde o rendimento por habitante subirá para 22.481 dólares (também medidos em paridades de poder de compra).

O organismo sedeado em Washington prevê assim que o mais recente membro do clube do euro ultrapasse Portugal no “ranking” das 33 economias avançadas. Após vários anos de luta renhida entre os dois países para não serem a lanterna vermelha Portugal cedeu.

Neste campeonato os primeiros quatro lugares estão fixos pelo menos desde 2007 e são ocupados pelo Luxemburgo, Noruega,_Singapura e EUA. Espanha também deverá cair uma posição para o 25º lugar, sendo ultrapassada por Itália.
J. Negócios - 02.10.10

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails