À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/04/2009

EUA: maior falência imobiliária de sempre

A General Grouth Properties declarou falência. A empresa protagoniza assim a maior falência imobiliária de sempre dos EUA.

A empresa declara uma dívida de 27,3 mil milhões de dólares (20,4 mil milhões de euros) depois de ter efectuado várias aquisições que a tornaram na segunda maior proprietária de centros comerciais. Já os activos declarados ascendem a 29,5 mil milhões de dólares (22 mil milhões de euros).

Há sete meses que a empresa estava a tentar reestruturar a sua dívida, mas reconhece agora que não o conseguiu. Apesar da declaração de falência, vai continua a operar as suas mais de 200 propriedades, avança a Bloomberg.

«Pretendemos emergir como uma empresa mais flexível, menos alavancada. O nosso modelo de negócio permanece forte», disse o presidente da General Grouth, Thomas Nolan, numa entrevista

A empresa entrou em colapso depois de ter gasto 11,3 mil milhões de dólares (8,4 mil milhões de euros) na compra da promotora de imóveis comerciais Rouse Co. em 2004, tendo sido apanhada pela crise do crédito e pela recessão, que têm penalizado fortemente o investimento e a avaliação das propriedades.

De acordo com o processo de falência, o Eurohypo, unidade do Commerzbank, é o maior credor da General Grouth, com 2,59 mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros), correspondentes a dois empréstimos concedidos à empresa.

TVI24 - 16.04.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails