A produção industrial na zona euro registou em Fevereiro uma queda recorde de 18,4 por cento face a igual mês do ano anterior, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat.
Em Portugal, a queda face a Fevereiro de 2008 foi de 14 por cento, segundo os números do gabinete de estatísticas europeia.
Na União Europeia no seu conjunto (UE-27), o recuo em comparação homóloga foi de 17,5 por cento.
A produção industrial baixou face a igual mês do ano anterior em todos os Estados membros para os quais há dados disponíveis.
As maiores quebras foram apresentadas pela Estónia (-30,2 por cento), a Letónia (-24,2 por cento) e Espanha (-22 por cento), e as mais fracas na Grécia (-4,9 por cento), na Holanda (-5,9 por cento) e na Dinamarca (-11,8 por cento).
Face a Janeiro, a produção industrial caiu 2,3 por cento na zona euro, com Portugal a registar uma subida de 2,4 por cento da sua produção industrial, a maior das três subidas verificadas entre os dezanove países que disponibilizaram dados. Na Grécia a produção industrial subiu 1,7 por cento e na Polónia 0,4 por cento.
As maiores descidas em comparação mensal são protagonizadas pela Lituânia (-4,1 por cento), a Estónia (-3,6 por cento), e os pesos pesados da economia europeia - a Itália (3,5 por cento) e a Alemanha (-3,2 por cento).
TVI24 - 16.04.09
Sem comentários:
Enviar um comentário