À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/04/2009

Platex parou produção e espera apoio do Governo

A Platex, Indústria de Fibras de Madeira (IFM), de Tomar, parou a produção no início do mês, por "incapacidade financeira" para manter a laboração, disse hoje à agência Lusa o presidente do Conselho de Administração da empresa.

Jorge Themudo Barata disse à Lusa que a empresa está a procurar financiamentos junto de uma instituição financeira para suportar os prejuízos que a IFM está a sofrer - a estimativa aponta para 3,3 milhões de euros este ano - devido à forte quebra de encomendas e dos preços no mercado, que se começaram a sentir a partir de Outubro de 2008.

Frisando que a empresa, essencialmente exportadora, "tem mercado", Jorge Themudo Barata descartou qualquer intenção de reduzir o efectivo de 240 trabalhadores, considerado essencial para assegurar a competitividade que acredita que a IFM voltará a ter, ultrapassada a fase difícil que atravessa actualmente.

Para isso, a empresa espera que o Estado ajude a manter os postos de trabalho, estando a envidar esforços para que metade dos trabalhadores seja inserido nos programas de formação anunciados pelo Governo.

"O Governo tem que ajudar mais as empresas", afirmou, lamentando que as ajudas anunciadas não estejam a chegar às empresas.

Em particular, criticou o facto de as instituições financeiras, apesar de responsáveis pela crise, não estarem a ajudar a economia real, criando muitas dificuldades na concessão de créditos.

Além da IFM, a empresa detém uma outra unidade fabril, a Valbopan, em Famalicão da Nazaré, com cerca de 70 trabalhadores, que está a laborar normalmente.

Também neste caso, Themudo Barata lamenta que até aqui a Valbopan não tenha ainda conseguido apoios, esperando que venha a ser apoiada no âmbito do PME Investe em 1,5 milhões de euros, tendo em conta a forte componente internacional da empresa.

As duas empresas tiveram em 2008 um volume de negócios de 38 milhões de euros (26 milhões no caso da IFM), exportando cerca de 60 por cento da sua produção, essencialmente para mercados da Europa Central, mas também para a América Latina e o Médio Oriente.

D.N. - 15.04.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails