À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

15/04/2009

UBS vai suprimir 8.700 empregos

O maior banco suíço, UBS, anunciou hoje perdas de 2 mil milhões de francos suíços (1,3 mil milhões de euros) no primeiro trimestre e a eliminação de 8.700 postos de trabalho até 2010, uma informação que já tinha sido antecipada pela imprensa da Suíça.

A Union des Banques Suisse, que no mesmo período do ano passado perdeu 11,5 mil milhões FS, afirma num comunicado que as desvalorizações de activos na ordem dos 3,9 mil milhões FS (2,5 MM euros) pesaram nas actividades dos três primeiros meses do ano.

Apesar de Janeiro ter sido um mês promissor, a UBS não conseguiu contrariar a tendência para os levantamentos de capitais.

No primeiro trimestre, o banco registou "saídas brutas generalizadas de dinheiro novo".

As divisões "Gestão de fortuna" e "Banco suíço" sofreram também levantamentos de dinheiro dos clientes num total de 23 mil milhões FS (15,2 MM euros), nomeadamente devido à má publicidade gerada pelos processos judiciários nos Estados Unidos, onde o banco foi acusado de ter ajudado contribuintes norte-americanos a defraudar o fisco.

Em consequência destes desaires financeiros, a UBS, que hoje reúne a sua assembleia-geral, prevê economizar entre 3,5 e 4 mil milhões de FS (2,3 e 2,6 MM euros) e suprimir 8.700 empregos até 2010.

D.N. - 15.04.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails