Segundo dados da empresa de consultoria Informa D&B, divulgados esta terça-feira, no primeiro trimestre contaram-se 957 falências, sendo que Março foi o pior mês nesta contabilidade.
No distrito do Porto contaram-se mais de 280 declarações de insolvência, enquanto em Braga e Lisboa esse número não ultrapassou as 160.
Bragança foi a região onde se registou uma maior subida, de 600 por cento, seguindo-se Évora, com um aumento de 225 por cento, e Faro, com perto 130 por cento.
Apesar de o número de processos de insolvência estar a aumentar numa média de 320 por mês, segundo os dados da Informa D&B, houve distritos onde essa tendência foi invertida, como Portalegre, Guarda e Setúbal.
À semelhança do ano passado, as fábricas e a construção foram os sectores mais atingidos pelas falências, somando em conjunto perto de 50 por cento dos processos de insolvência. Já o menor número de declarações registou-se nas áreas da indústria mineira e da telecomunicações.
Na maioria dos casos, as insolvências ocorreram em micro empresas (58 por cento) e em empresas com menos de dez anos de actividade (mais de 40 por cento).
TSF - 14.04.09
Sem comentários:
Enviar um comentário