À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

08/07/2010

Contra o aumento da idade de reforma, sexta greve geral

A Grécia está hoje parcialmente paralizada por uma nova greve geral, que afecta a navegação aérea e marítima, os transportes urbanos, a administração pública, as empresas públicas, os hospitais e a imprensa. A jornada de luta visa principalmente a passagem da idade de reforma dos 60 para os 65 anos.

A lei que prevê o aumento da idade da reforma foi ontem aprovada no parlamento grego, sob proposta do governo do PASOK (socialista). Além das disposições sobre a idade, contém um corte no montante das pensões, na ordem dos 7%. A lei foi aprovada em sintonia com as exigências apresentadas pela União Europeia e pelo FMI, como contrapartida ao crédito de 110 mil milhões de euros atribuído à Grécia.

A greve geral foi convocada pelas duas maiores centrais sindicais, a GSEE no sector privado e a Adedy no sector público, bem como pela Pame, a frente sindical comunista. É a sexta greve geral realizada na Grécia desde Fevereiro deste ano.

Entre os seus refeitos registados até aqui, conta-se a anulação de 80 voos internos e internacionais e o adiamento de 110, segundo a agência France Press relata a partir de fontes do aeroporto de Atenas. A navegação marítima foi completamente paralizada e o grande movimento de turistas que nesta altura do ano todos os dias demanda as ilhas gregas ficou igualmente paralizado. As ligações às ilhas tiveram de ser adiadas para amanhã, sexta feira.

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Contra-o-aumento-da-idade-de-reforma-sexta-greve-geral.rtp&article=358515&visual=3&layout=10&tm=7

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails