À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

08/07/2010

CGTP tem em marcha "Dia Nacional de Protesto e Luta"

A CGTP-IN decretou para esta quinta-feira o “Dia Nacional de Protesto e Luta”, que será assinalado com manifestações e greves por todo o país. Em causa, o aumento do desemprego, a precariedade, e os cortes nas políticas sociais e salários. Muitas das federações da central sindical emitiram pré-avisos de greve, caso dos trabalhadores dos correios e telecomunicações, do sector ferroviário e dos trabalhadores da administração local.

Manuel Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP-IN, acredita que os protestos, que deverão reunir "milhares de trabalhadores por todo o país, vão criar "dinâmicas de atenção na sociedade e motivar o diálogo por parte do Governo".

"Vamos ter manifestações por todo o país, de grande dimensão, começando às 10h00 com duas grandes manifestações: uma em Viana do Castelo e outra em Setúbal e depois na parte da tarde em Lisboa e noutros distritos", acrescentou o secretário-geral da Intersindical.

A manifestação em Lisboa, que terminara em São Bento, junto à residência oficial do primeiro-ministro, conta com a presença de Carvalho da Silva. Durante a manha, o secretário-geral da central sindical participa na manifestação que decorre em Viana do Castelo.

"A nossa preocupação é continuar uma linha que coloque na sociedade, três grandes preocupações: uma é a denúncia de injustiça e da incoerência das políticas que têm sido seguidas; a segunda é manifestar perante isso o protesto e a indignação das pessoas, combater o amorfismo e a indiferença, e evitar que sectores da sociedade caiam numa situação de ruptura e também de radicalismo", frisou Carvalho da Silva

"E terceiro lugar vamos avançar com propostas alternativas, forçando a sociedade à discussão de caminhos futuros. Vamos ter muitos milhares de trabalhadores por todo o país", rematou o líder sindical.

Segundo Carvalho da Silva, "o dia de protesto foi marcado após a realização de uma grande manifestação nacional a 29 de Maio", porque a "CGTP considera que as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo não são aceitáveis, são opções políticas puramente erradas".

"Por muito que o poder politico diga que não olha para a movimentação das pessoas e dos trabalhadores em particular, hoje como no passado, o que determina o futuro da sociedade é a mobilização dos cidadãos, homens e mulheres", declarou Carvalho da Silva.

Para o secretário-geral da CGTP-IN, "quanto mais mobilização dos trabalhadores houver mais dinâmicas de atenção se gerarão na sociedade portuguesa e portanto mais perspectivas de mudança. É por isso que lutamos".

Greve dos trabalhadores ferroviários poderá provocar atrasos

A CP prevê que a greve dos trabalhadores ferroviários provoque alguma perturbação na circulação de comboios regionais e suburbanos, em especial na região do Porto, onde a empresa assegura o transporte dos passageiros por autocarros.

Em Lisboa, devido à grande frequência de comboios, os efeitos da greve serão mínimos.

A CP não prevê qualquer perturbação na circulação das ligações de grande curso, Alfa Pendular, Intercidades e Internacionais.

Os trabalhadores ferroviários das empresas do grupo CP protestam hoje contra o congelamento salarial e as privatizações e as privatizações e em defesa dos seus direitos e postos de trabalho.

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=CGTP-tem-em-marcha-Dia-Nacional-de-Protesto-e-Luta.rtp&article=358498&visual=3&layout=10&tm=8

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails