À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

05/07/2010

Braga: Há mais 10 mil desempregados além do número oficial

O Movimento dos Trabalhadores Desempregados defendeu hoje, em Braga, que aos 57 mil desempregados contabilizados no distrito pelas estatísticas oficiais há que somar mais 10 mil à procura do primeiro emprego ou que já perderam o subsídio de desemprego.

A coordenadora do organismo, Maria Ondina Coutinho, adiantou que as estatísticas não contabilizam os estudantes que saem das universidades e procuram o primeiro emprego, e os que deixaram de receber subsídio mas continuam desempregados.
A responsável falava em conferência de imprensa na sede da União de Sindicatos de Braga, da CGTP-Intersindical, ato em que participaram, ainda, os dirigentes Ana Maria Magalhães e António Costa.
A iniciativa foi convocada para pedir aos desempregados que participem na manifestação da União de Sindicatos agendada para dia 08 de julho em Braga, em protesto contra a política governamental.
Para Maria Ondina Coutinho, “os grandes responsáveis da situação atual são o primeiro ministro José Sócrates e o líder do PSD, Pedro Passos Coelho: “só há uma maneira de fazer sentir ao Governo o nosso descontentamento, é participar na luta do dia 08 de julho”, acentuou.
Para o Movimento, os desempregados têm de estar todos juntos para impedir que os subsídios sociais sejam cortados: “Querem baixar o subsídio de desemprego e os benefícios sociais”, defendeu.
O MTD considera que o decreto lei 72/2010 vem “diminuir o valor do subsídio de desemprego estabelecendo um novo limite máximo, alterar o conceito de emprego conveniente e, associado a outro diploma, restringir o acesso ao subsídio social de desemprego”.

http://www.destak.pt/artigo/68983

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails