À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

19/02/2009

Vulnerabilidade financeira ameaça seis em dez famílias

São cada vez mais os portugueses vulneráveis à crise, uma situação que tende a agravar-se este ano. Cerca de 89% admitem ter dificuldades e mais de metade acredita que 2009 será pior.

Se 2008 foi um ano negativo para a maioria dos portugueses que viram as suas dificuldades financeiras aumentarem, assim como a sua vulnerabilidade à crise, este ano poderá ser bem pior. Cerca de 55% dos cidadãos inquiridos pela Genworth acreditam nessa realidade para 2009.

«A vulnerabilidade financeira dos portugueses está invariavelmente relacionada com uma insustentável ges-tão do orçamento familiar», diz o director-geral da Gen-worth de Portugal.

Portugueses em apuros

Devido a esta conjuntura de crise, seis em dez agregados familiares estavam no ano passado vulneráveis financeiramente, percentagem superior em quase o dobro à registada em 2007 (32%). Entre os inquiridos, somente 2% garantiram sentir-se seguros e 31% prudentes.

Com estes resultados, Portugal conseguiu um feito não muito louvável: ser o país mais vulnerável no total de 12 países europeus analisados. Além da vulnerabilidade, há também a salientar o facto de as dificuldades financeiras estarem mais presentes no dia-a-dia do nosso país.

Segundo os dados da Genworth, 89% dos inquiridos admitiram ter dificuldades, sendo que 46% destes garantem que estas são sentidas «frequentemente ou sempre» e 43% «às vezes».

Quanto à previsão para os 12 meses deste ano, os resultados não podiam ser mais desanimadores: 55% acreditam que tudo vai piorar.

Destak.pt - 19.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails