À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

18/02/2009

Desigualdades na saúde

As taxas de sobrevivência ao cancro variam segundo a região onde vive o doente. Em Lisboa ou na área do Vale do Tejo as hipóteses de ultrapassar a doença são maiores. Portugal é também um dos países da União Europeia onde surgem mais tumores entre as crianças.

Não há uma explicação oficial, o problema vai ser investigado, mas tudo indica que é a diferença entre o número de rastreios que justifica o facto de no sul do país, quem vive em Lisboa ou Vale do Tejo, ter mais hipóteses de sobreviver a um cancro do que se habitar numa outra região.

A conclusão vai ser apresentada, esta manhã, nas jornadas do Registo Oncológico do Sul.

O cancro da próstata é um dos tumores com grandes diferenças regionais nas taxas de sobrevivência.

Em 2001 a doença foi diagnosticada a mais de 4.000 homens na região Sul do país. Cinco anos depois, 85 por cento dos doentes de Lisboa e Vale do Tejo continuavam vivos. No Alentejo e Madeira, a percentagem desce para 70 por cento.

As maiores hipóteses de sobrevivência na região de Lisboa repetem-se noutros tipos de cancro com diferenças significativas. A directora do Registo Oncológico Regional do Sul, Ana Miranda, diz que é preciso estudar o fenómeno.

A culpa, tudo indica, será da falta de rastreio. Os doentes chegam tarde ao hospital. A Directora do Registo Oncológico Regional afirma que nada aponta para falhas nos tratamentos.

O Registo Oncológico Regional do Sul promete estudar o fenómeno para perceber e apresentar soluções que resolvam as desigualdades regionais na sobrevivência ao cancro.

Nas jornadas que decorrem esta quarta-feira, em Lisboa, a presidente do registo oncológico do sul do país, Ana Miranda, vai revelar ainda que Portugal é um dos países europeus onde surgem mais tumores em crianças.

Ana Miranda considera a situação preocupante e reconhece que não estava à espera deste dado.

Esta conclusão é muito recente e por este motivo não existe ainda uma explicação para o facto de Portugal ser um dos países europeus onde há mais casos de cancro entre as crianças.

TSF - 18.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails