A Obra Católica Portuguesa das Migrações afirma que há milhares de portugueses que estão a emigrar e garante que são muito mais do que aqueles que estão registados nas embaixadas e consulados.
A Obra Católica Portuguesa das Migrações afirma não ter dúvidas de que está a aumentar o número de portugueses que procura trabalho no estrangeiro e garante que as estatísticas oficiais estão longe de representar a realidade.
Francisco Sales Dinis diz que são muito mais emigrantes do que aqueles que estão registados nas embaixadas e consulados portugueses espalhados pelo mundo.
«Estão a chegar muitos milhares de portugueses aos diversos países de uma forma particular à Suíça, ao Luxemburgo, à França e Inglaterra. Neste momento nas nossas missões estão a acorrer muitas pessoas a pedir ajuda para encontrar emprego, casa, algum apoio social», adianta.
A obra católica nota ainda uma diferença no nível de qualificações dos portugueses que estão a abandonar o país. O perfil destes emigrantes mudou em relação ao que acontecia há 20/30 anos. São «quadros e pessoas formadas» que procuram melhores salários no estrangeiro.
A crise está a atingir todo o mundo. Nestas circunstâncias, Francisco Sales Dinis afirma que a generalidade dos emigrantes não equaciona um regresso a Portugal.
TSF - 20.02.09
À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.
20/02/2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário