À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

20/02/2009

Contracção da actividade económica acentua-se em Janeiro

A actividade económica continuou a contrair em Janeiro. Os últimos dados do Banco de Portugal revelam que, no mês passado, o indicador de actividade económica registou uma quebra e os dados dos meses anteriores foram revistos, com os números a serem piores do que o inicialmente divulgado. Já o indicador de consumo voltou a aumentar.

O indicador coincidente mensal, que revela a evolução homóloga da actividade económica, estabilizou, em Janeiro em 1,1 pontos negativos. Este cenário é semelhante ao observado em 2003, ano marcado pela recessão económica vivida em Portugal.

O indicador de actividade económica estabilizou nos 1,1 pontos negativos, onde se encontra desde Outubro. Mas este dado acabou por ser pior do que o divulgado pelo Banco de Portugal em Janeiro. Os dados foram actualizados e revelam que a contracção da actividade económica se intensificou.

O indicador de sentimento económico, que expressa as expectativas dos empresários e dos consumidores em relação ao desempenho da economia, recuou, em Janeiro, pelo décimo primeiro mês consecutivo para os 65,8 pontos.

Já o indicador coincidente de consumo privado registou um comportamento oposto. O consumo privado estará a aumentar, a avaliar pela evolução do indicador coincidente do Banco de Portugal.

Este indicador subiu, em Janeiro, para os 2,2 pontos, o que compara com os 2,0 pontos registados no mês de Dezembro.
Jornal de Negócios - 20.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails