À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

18/02/2009

Clima económico de Janeiro caiu para mínimo de 20 anos

O indicador de clima económico agravou nos dois últimos trimestres do ano passado fazendo com que o índice, em Janeiro, tenha caído para o mínimo hitórico da série iniciada em 1989, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em Janeiro, este indicador prolongou o forte movimento descendente observado desde Maio, fixando um novo mínimo para a série iniciada em 1989", revela o INE.

Já o indicador de actividade económica referente a Dezembro manteve-se estável, registando a mesma taxa de variação que no mês anterior, igual a menos 0,5 por cento, o "valor mais baixo desde Outubro de 2003", diz o INE.

Em termos trimestrais, o indicador de actividade económica voltou a agravar-se no quarto trimestre de 2008.

Os indicadores referentes à actividade do sector automóvel em Janeiro mostram uma degradação da actividade do sector. As vendas de veículos comerciais ligeiros caíram 20,3 por cento face ao mês homólogo, acentuando o recuo do mês anterior. Também as vendas de veículos comerciais pesados novos apresentou uma diminuição de 32,1 por cento, agravando a quebra do mês anterior.

A excepção coube ao indicador de máquinas e equipamentos, que subiu um por cento, desacelerando em relação aos números de Dezembro.
Público.pt - 18.02.09
Texto INE

Download do documento PDF (259 Kb)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails