À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

11/05/2011

25 a 40 mil professores ficam sem emprego


Dos 55 mil candidatos aos concursos do ministério, 20 mil procuram emprego e 35 mil estão nas escolas. Para os primeiros as hipóteses são quase nulas e os segundos enfrentam cortes drásticos.

Dos quase 55 mil candidatos aos concursos de contratação a prazo do Ministério da Educação - onde se incluem os que têm hoje um vínculo precário às escolas - pelo menos metade deverá ficar sem colocação no próximo ano lectivo.
Actualmente, a rede pública emprega cerca de 35 mil professores a prazo e a tendência - assumida por sindicatos de professores e por directores - será para reduzir "drasticamente" esse número. Assim, além dos 20 mil professores que hoje já não conseguem entrar no sistema público, muitos outros deverão abandoná-lo a partir de 2011/2012.
A redução será "drástica", dizem os sindicatos. Mas quantos serão ao certo é a dúvida do momento, com as estruturas a avançarem estimativas que variam entre os cinco mil e os 20 mil, dependendo do calendário de execução de algumas das medidas em cima da mesa. A nova organização dos horários das escolas, o fecho de escolas, a criação de mais mega agrupamentos através da fusão dos existentes e a reorganização curricular do ensino básico - actualmente suspensa - vão ditar o total a deixar o sistema.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1849014

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails